Falha no sistema de financiamento estudantil do Governo deixa estudantes fora da Faculdade

O FIES é um tipo de programa do Governo Federal que concede financiamentos estudantis a juros mais baixos do que os que são praticados no mercado. A partir disto, os estudantes que conseguem um financiamento do FIES precisa apenas começar a pagar as prestações da dívida após se formar.

Esta é uma iniciativa voltada a pessoas que possuem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Saiba que desde 2015 o FIES passa a ser um processo de seleção. Para participar deste processo, é obrigatório realizar qualquer edição do Enem e ter um desempenho igual ou superior de 450 pontos na média das provas, e também notas acima de zero nas redações.

Confira como funciona o FIES 2020 e também como descobrir se o curso que você pretende financiar tem vagas disponibilizadas no programa.

Como funciona o sistema do Fies?

Os alunos beneficiados através do FIES, enquanto estiverem cursando a faculdade, precisam apenas pagar o boleto FIES a cada três meses, referentes aos juros de financiamento. Este tipo de taxa deverá ser pago durante alguns meses após a sua formatura, o que é chamado de período de carência. Desta forma, o candidato que estiver recém-formado tem um tempo para se organizar financeiramente e também conseguir um emprego.

Além disto, as prestações de saldo devedor poderão ser divididas em diversos ângulos, dependendo da duração dos cursos que forem financiados.

Quem poderá se utilizar do FIES?

 Para que possa concorrer ao FIES é necessário que o candidato possua renda familiar bruta mensal de no mínimo três salários mínimos, além de ter feito qualquer tipo de edição do Enem a partir do ano de 2010 com ao menos 450 pontos na média das provas, e uma nota maior do que zero na nota da redação.

Como saberei se o curso que me interessa participa do FIES?

Para que possa entrar no FIES, saiba que o curso superior necessita preencher diversos requisitos. Dentre estes requisitos é interessante ser um curso presencial, ter conceitos iguais a 3 ou maior no Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior e ainda pertencer a uma instituição que seja participante do sistema do FIES.

Durante o período de inscrições, tanto no primeiro como no segundo semestre, você poderá consultar todas as vagas disponíveis através do portal oficial do FIES Seleção. Além disto, desde o ano de 2015 o número de vagas passa a ser limitado. Em contrapartida, o MEC vem dando uma grande prioridade para cursos que são relacionados as áreas de saúde, formação de professores ou áreas de Engenharias.

Algumas faculdades que participam do Fies

Saiba que todas as instituições de ensino superior que participam do FIES são devidamente conhecidas pelo MEC. A partir disto, a lista completa muda conforme a edição. Através do portal do FIES, que pode ser acessado no endereço http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=faq é possível acessar a listagem completa das instituições de todo o Brasil que participam do FIES de forma fácil, rápida e precisa.

No caso de cursos EAD, é possível se utilizar do FIES?

O FIES já está estudando esta possibilidade, mas no momento infelizmente o FIES poderá ser utilizado somente para cursos que ocorram de forma presencial. Existem, porém, diversos tipos de estudos em andamento para que se possa aplicar a oferta do FIES, o que deverá incluir cursos à distância EAD.

Aproveite as oportunidades, e faça agora mesmo a consulta junto ao portal do FIES para conferir se os cursos de seu interesse são oferecidos através do FIES, no site é possível ainda conferir a documentação completa relacionada a matrícula do candidato caso seja aprovado no processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *